12/06/2014
CBHSF lança editais para saneamento básico em municípios baianos
Com recursos da cobrança pelo uso da água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, por meio da sua agência de águas, AGB Peixe Vivo, lançou nesta quinta-feira (11.06) quatro editais para contratação de empresa responsável pela elaboração de planos de saneamento básico de municípios baianos do rio São Francisco, bem como de serviços de recuperação hidroambiental em micro e pequenas bacias, também no estado da Bahia.
Ao todo, três editais são destinados para a recuperação dos rios Brejão, São Desiderio e Boa Sorte, localizados respectivamente nos municípios de Santa Maria da Vitória, São Desiderio e Catolândia. O valor global das obras será de aproximadamente R$ 2,3 milhões.
Os serviços priorizam o controle de erosão e a proteção de nascentes, contribuindo assim para o aumento da qualidade e quantidade da águas. As principais ações são a construção de curvas de nível, paliçadas, terraços e barraginhas para a contenção de águas pluviais; melhorias nas estradas vicinais; recomposição vegetal; cercamento de nascentes, além da mobilização das comunidades em torno de iniciativas de educação ambiental.
Plano de saneamento
Um quarto edital foi lançado pelo CBHSF com o objetivo de contratar empresa especializada na elaboração dos planos de saneamento básico dos municípios de Mirangaba, Jacobina, Miguel Calmon, Barra do Mendes. O CBHSF disponibilizou cerca de R$ 936 mil para a execução dos serviços, que terá duração aproximada de 10 meses.
Os recursos servirão como base para a criação do plano, tendo a sua execução a cargo das prefeituras – ou por concessões privada ou públicas. A seleção e escolha dos municípios baseou-se em alguns critérios definido pelo CBHSF, fundamentando-se no baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e na pouca disponibilidade hídrica dos municípios.
Confira os editais:
Ato 14 – Riacho Brejão Santa Maria da Vitória
Ato 16 – Rio Boa Sorte Catolândia
Ato 17 – Contratação de PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico)
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: