Notícias

10/07/2016

Plano de Bacia chega à reta final

O Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT) dos trabalhos de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em fase conclusiva pelo Comitê do São Francisco, apresentou, nesta quinta-feira (07.07), em Salvador (BA), o relatório preliminar com as recomendações ao estudo, iniciado em maio de 2014, após investimentos da ordem de R$6,9 milhões.

No documento, os especialistas sugerem, entre uma série de ações prioritárias, que sejam incluídos os serviços de atualização sistemática do cadastro de usuários e a implementação da revisão e atualização da metodologia de cobrança e outorgas, pontos críticos levantados pelos técnicos como fundamentais para a redução dos impactos na calha do rio São Francisco. Outra medida proposta visa frear a retirada dos recursos hídricos da bacia, uma vez que o desabastecimento para o consumo humano e a dessedentação animal têm aumentado consideravelmente, tornando a oferta hídrica cada vez menor frente à demanda pela água.

O plano de bacia é o instrumento que norteará o CBHSF, nos próximos dez anos, na aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água, garantindo melhorias na gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos na bacia do São Francisco. O grupo técnico fará a apresentação do relatório final aos membros das Câmaras Consultivas Regionais (CCR) ainda este mês para posterior aprovação do plenário do Comitê. A previsão é de que os trabalhos terminem no final de agosto. Nos dias 13 e 14 de setembro, em Belo Horizonte (BH), o Plano de Bacia será oficialmente apresentado ao colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais