Equipes
As equipes de trabalho formadas para atuar em cada etapa levam em conta as demandas a serem verificadas, a área de atuação dos órgãos e dos colaboradores e a quantidade de profissionais que participarão da operação.
Em geral, participam de cada etapa em média 100 pessoas, computando os técnicos, policiais, servidores e membros do Ministério Público e colaboradores. Quanto maior o número de participantes e equipamentos disponibilizados mais eficiente será a divisão das tarefas de modo a alcançar os resultados de efetividade da operação.
Normalmente as atividades durante a operação contam com 10 (dez) a 12 (doze) equipes de trabalho, formadas, cada uma delas, por representantes de vários órgãos executores e/ou por colaboradores, divididas da seguinte forma:
• Equipe de Saneamento;
• Equipe de Gestão Ambiental Municipal;
• Equipe Rural;
• Equipe de Mineração;
• Equipe de Agrotóxico;
• Equipe de Trânsito e Fauna;
• Equipe de Sobrevoo;
• Equipe de Patrimônio Cultural;
• Equipe de Piscicultura;
• Equipe Espeleológica;
• Equipe Flora/Rural;
• Equipe Aquática;
• Equipe de Comunidades Tradicionais;
• Equipe Abate;
• Equipe de apoio jurídico-administrativo e de Comando
É preciso ressaltar que nem sempre existem demandas suficientes a justificar a criação de todas as equipes acima elencadas, como é o caso da piscicultura que apenas é constituída como equipe específica, quando existe uma quantidade significativa de empreendimentos dessa tipologia. Não existindo essa demanda em quantidade, essas atividades, porventura existentes em pequeno número são fiscalizadas por outra equipe, a rural.
Por outro lado, existem situações em que na etapa, pela grande quantidade de empreendimentos a serem visitados de uma mesma tipologia, exige a formação de mais de uma equipe, como por exemplo nas regiões em que são muitos os empreendimentos de piscicultura ou mineração, que necessitam de duas ou três equipes.