Notícias

24/07/2014

Delmiro Gouveia/AL: história e encantos como atrativo

Uma cidade que tem como principal atrativo turístico sua própria história e belíssimos encantos naturais é realmente digna de estar inserida na nossa estimável bacia do rio São Francisco, sem desmerecer as outras bacias e cidades, claro!

Foi em homenagem a um empresário cearense que deram o nome da cidade de Delmiro Gouveia. Gouveia vinha de Recife e chegou à região e aproveitou as quedas da Cachoeira de Paulo Afonso para construir a primeira hidrelétrica da América Latina, a Usina de Angiquinhos. Com a usina, Delmiro gerou energia elétrica para todo o vilarejo que, nessa época, ainda se denominava Pedra.

Esse empresário estipulou do seu modo, que o povo da cidade poderia utilizar livremente dessa água, mas, em troca, não poderia portar armas e nem consumir bebidas alcoólicas, além disso, quem jogasse lixos no chão poderia pagar multa. O empresário instalou uma indústria que fabricava linhas e acabou atraindo moradores para a cidade, gerando empregos e desenvolvimento para o local. Pouco tempo depois a vila já dispunha de água encanada, telefone, capela, cinema, fábrica de gelo e escola.

Delmiro Gouveia tinha um gênio forte e infelizmente foi assassinado, mas quando vivo, contribuiu para o desenvolvimento dessa cidade e do Brasil.

Hoje a cidade de Delmiro Gouveia é uma das mais desenvolvidas do Sertão alagoano.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais