Notícias

21/11/2018

XIV SRHN tem início na capital alagoana

A programação inclui o Encontro Nacional de Águas Urbanas e o Simpósio Sobre Segurança de Barragens e Riscos Associados

O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), recebe esta semana o XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste (XIV SRHN), evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), com o patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), entre outras instituições. A abertura do evento, realizado na noite desta terça-feira (20 de novembro) contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais a presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias.

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e um dos organizadores do evento na capital alagoana, Vladimir Caramori, explica que a programação também congrega outras duas atividades, o Encontro Nacional de Águas Urbanas e o Simpósio Sobre Segurança de Barragens e Riscos Associados. “São temas que interessam à comunidade, como gestão de águas do Semiárido, a grande estiagem de 2012 até 2018; vazões mínimas no Baixo São Francisco; alocação de água, entre outros. São questões relacionadas à sociedade, aos comitês de bacia e aos gestores”, resume Caramori.

Ele também relaciona a importância do evento com as discussões e debates sobre água, inclusive com a presença de personalidades internacionais ligadas aos temas expostos. “A grande questão da água reúne os mais diversos segmentos e os pesquisadores não poderiam ficar de fora. A Academia está presente no contexto geral das discussões”, finaliza.

O presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), Lupércio Ziroldo Antonio, também participou das atividades do evento nesta quarta-feira, dia 21 de novembro. “O Nordeste apresenta uma condição especial quando discutimos a questão da água, em virtude do Semiárido e o tema principal, que é a gestão da água é imprescindível para a região. As estatísticas apontam que a população nordestina só aumenta, por motivos os mais diversos e essa pauta é importante, por isso merece destaque”, avalia ele.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participou da abertura do evento e também irá compor mesa de discussão sobre articulação das instâncias do sistema de gestão de recursos hídricos dos estados. O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Ednaldo Campos; a coordenadora da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP), Ana Catarina Pires; a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Yvonilde Medeiros, entre outros integrantes do CBHSF participam do evento.

A programação do Simpósio transcorre até o próximo dia 24, quando acontece a visita técnica ao Canal do Sertão de Alagoas.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais