09/04/2014
Workshop do Corredor Multimodal conta com a participação do CBHSF
“Nossa função é observar a bacia como um todo. Sendo assim, não vejo o Baixo São Francisco contemplado no projeto do Corredor Multimodal”, questionou o representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, Luiz Alberto Dourado, que participou, nesta terça-feira (9.04), do Workshop Estratégico: Corredor Multimodal do Rio São Francisco, em Salvador, na Bahia. O objetivo do evento, que vai até o próximo dia 11 de abril, é fortalecer o diálogo e identificar estratégias para a construção de um plano de ação para o desenvolvimento do Corredor Multimodal.
Para Luiz Dourado, o Corredor Multimoldal é uma iniciativa importante para o desenvolvimento socioambiental e econômico da bacia hidrográfica do Velho Chico. Dourado observa também que “há um avanço inclusive na forma de condução dos processos para a implementação do projeto”, disse. Ele acredita que o CBHSF ter sido convidado, este ano, para participar dos debates no evento pode ser considerado um avanço, pois valoriza o Comitê do São Francisco, reforçando seu papel estratégico na sociedade.
Na opinião do secretário de Infraestutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti, que representou o governador Jaques Wagner, “é importante que seja pensado um modelo eficiente que não envolva somente a hidrovia. É necessário que pensemos em revitalização”, disse.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba – Codevasf e representante do Ministério da Integração Nacional, Elmo Vaz, espera que nesses três dias de evento, em Salvador, saiam diretrizes e propostas para o governo tendo como foco o projeto do Corredor Multimodal. Ele enfatiza que “a revitalização do rio tem que ser intensificada, inclusive no que se refere ao saneamento básico dos municípios que fazem parte da Bacia”.
Nesse primeiro dia de workshop, em Salvador, um dos condutores das atividades foi o consultor metodológico do Banco Mundial Adrian Taylor, que provocou os participantes a falarem suas expectativas sobre o projeto. Os participantes manifestaram o interesse em ações imediatas que garantam a navegação do rio e a sua própria revitalização.
O workshop promovido em Salvador pelo Banco Mundial e Codevasf, em parceria com outras instituições, dá seguimento aos debates realizados na última segunda-feira (7.04), na cidade pernambucana de Petrolina, que contaram com a presença do secretário do Comitê, Maciel Oliveira.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: