06/02/2014
Sustentabilidade nas comunidades ribeirinhas
A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é composta por seis estados brasileiros, juntamente com o Distrito Federal, o resultado disso são 504 municípios inseridos nessa bacia. Algumas dessas cidades são banhadas diretamente pelo Velho Chico, enquanto outras são banhadas por alguns de seus afluentes.
Muitas das cidades da bacia possuem atividades artesanais, a pesca, a produção de artigos feitos de barro e a costura, por exemplo, como sua principal fonte de renda, por isso os recursos naturais naquela região são de fundamental importância para as famílias. Partindo desse ponto é possível observar a importante de pensar nesses recursos pela ótica da sustentabilidade, se não houver um consumo consciente por parte dos moradores tudo que é oferecido pela natureza tende a desaparecer com o tempo.
Há muito tempo as comunidades vivem dos recursos naturais, logo não foi difícil perceber sua futura escassez, caso o consumo não fosse feito de maneira consciente, por isso essas comunidades aprenderam a se relacionar com esses recursos de maneira sustentável. Algumas práticas sociais representadas pela agricultura de subsistência, a fabricação de utensílios, como pratos, panelas e jarros de cerâmica para uso diário e a utilização de plantas para fins medicinais foram algumas soluções encontradas pela população.
Infelizmente nem todos os habitantes possuem a consciência de aproveitar todos os recursos naturais sem destruí-los, por isso ainda pescam no período de defeso e derramam agrotóxico no rio, por exemplo, mas as atitudes certas já são adotadas por muitos moradores e alguns projetos sociais tendem a dissipar cada vez mais a conscientização nesse sentido!
Compartilhe: