Notícias

17/03/2015

Situação de Três Marias em debate

Na reunião realizada nesta terça-feira (17.03) na sede da Agência Nacional de Águas, em Brasilia, o reservatório de Três Marias (MG) também foi motivo de pauta, visto que a vazão praticada no local foi reduzida recentemente de 100 para 80m³ por segundo. De acordo com o gerente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Marcelo de Deus Melo, os testes aplicados na região garantem a continuidade da defluência atual.

Conforme sua explanação, o reservatório apresenta um índice de 28% no seu nível e os estudos meteorológicos na região indicam para a possibilidade de aumentar a defluência para 120 m³ por segundo a partir de maio. “Mas isso é uma hipótese”, pois, conforme alerta Marcelo de Deus, depende de confirmação dos dados técnicos relativos às chuvas na região. “Mantendo-se esse quadro, o reservatório deverá operar por todo o ano com um índice médio na faixa dos 20%”, garantiu.

Participaram da reunião na sede da ANA representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Pirapora (MG) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), além do corpo técnico da Agência Nacional de Águas.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais