23/11/2018
Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste discute legado do Fórum Mundial da Água
O XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, evento que acontece em Maceió (AL) até este sábado, dia 24, serviu de espaço na tarde desta quinta-feira (22 de novembro) para um debate sobre o Fórum Mundial da Água. A professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Yvonilde Medeiros, fez um rápido relato do fórum. Ela participou da mesa de diálogo intitulada “O legado do 8º Fórum Mundial da Água: desafios e oportunidades”. Realizado em março em Brasília (DF), o evento mundial reuniu representantes e chefes de estado de mais de 170 países, com o objetivo de discutir a questão da água e sua gestão.
Na mesa de diálogo, a professora apresentou um resumo das discussões que aconteceram no encontro mundial e elencou os principais pontos definidos pelos chefes de estado e que irão nortear o próximo encontro, em 2022, no continente africano. “São pontos relacionados à gestão da água e sua importância para as nações”, resumiu ela diante da plateia no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, onde acontece o Simpósio. Participaram da mesa Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa); Ricardo Medeiros de Andrade, da Agência Nacional de Águas (ANA); e Lupercio Ziroldo Antonio, da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob).
XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste para um debate sobre o Fórum Mundial da Água. Crédito: Delane Barros
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, visitou o stand do Comitê onde acontece o evento e acompanhou a apresentação intitulada “Gestão do Programa de Integração do São Francisco e segurança hídrica de sistemas urbanos de água do Nordeste”, conduzida pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Almir Cirilo; Alan Vaz Lopes, da ANA; Danielson Viera de Araujo, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf); Jaildo Santos Pereira, da Universidade Federal DO Recôncavo Baiano (UFRB); e Joana Darc Freire Medeiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Anivaldo Miranda fará parte da mesa de diálogo “A articulação das instâncias integrantes do sistema de gestão de recursos hídricos nos estados”, na tarde desta sexta-feira, como parte integrante do Simpósio.
Texto e fotos: Delane Barros
Compartilhe: