Notícias

21/06/2015

Rio São Francisco: um rio permanente até quando?

Os rios são correntes de água doce formadas pela precipitação da chuva ou de fontes, que também são conhecidas como “olhos-d’água”. Os rios se deslocam de níveis e, durante o percurso que fazem, o volume das águas aumenta progressivamente por conta do encontro com os outros rios, que são os seus afluentes.

Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes, que são os permanentes. Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.

O rio São Francisco é um rio perene e a bacia do rio São Francisco possui, aproximadamente, 168 afluentes, sendo que 99 desses são perenes e 69 são rios intermitentes. Mas é preciso a conscientização da sua preservação para que ele não se torne um rio intermitente e continue sendo fonte de vida para muitas pessoas.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais