Notícias

21/03/2014

Reunião entre CCR do Médio e o CBH Grande fortalece atuação para melhorias ambientais

2014-marc-19-Barreiras-reuniao-conjunta-CCRMEDIO-E-CBH-GRANDE-Wilton-Merces (4)

Visando o fortalecimento do diálogo e a busca de melhorias ambientais para a região, os membros da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco estiveram reunidos com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, importante afluente do Velho Chico, na ultima quarta-feira (19.03), em Barreiras, na Bahia. Na oportunidade, a CCR propôs que o CBH Grande integrasse efetivamente a Câmara, assim como colaborasse na atualização de importante ferramenta de atuação, o plano de bacia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A atualização do plano se dará a partir do próximo semestre.

“A proposta da CCR do Médio São Francisco é ter o Comitê do Rio Grande como parceiro para, juntos, traçarem ações de melhorias ambientais”, disse o representante da Câmara e também presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré, Ednaldo Campos. Ele apresentou as propostas, que ficaram de ser analisadas e respondidas, assim que possível pelo CBH Grande: indicar um membro do Grande para fazer parte da CCR e nomear um membro que possa integrar uma comissão de acompanhamento da atualização do plano de bacia do CBHSF.

De acordo com o presidente do CBH Grande, que coordenou a reunião, Oldair Leite, as propostas serão analisadas em reunião interna, com a participação maior dos membros do colegiado. Posteriormente, será enviado um oficio, já com a indicação dos dois nomes que atuaram mais próximo com a CCR do Médio. “É uma boa proposta, inclusive para fortalecer nossas atuações em defesa das águas e do meio ambiente”, afirma Leite, que avalia também a reunião conjunta. “Aliás, a própria reunião já é um passo importante para nos conhecermos mais e para desenharmos possíveis atuações conjuntas”, observou.

O PLANO DO GRANDE
O plano de bacia do rio Grande, que desde o inicio do ano passado está em fase de elaboração (diagnóstico), também foi pauta da reunião, que contou com a participação do Instituto do Meio ambiente e Recursos Hidricos da Bahia – Inema. De acordo com a diretora de Águas do instituto, Maria Amélia Lins, a previsão é de que até o final do ano o plano do Grande esteja finalizado.

OUTROS ASSUNTOS DA REUNIÃO
Dentre diversos assuntos, também se discutiu durante a reunião sobre os impactos ambientais causados por Pequenas Centrais Hidrelétricas na região do Médio, a exemplo da PCH Sitio Grande, que, de acordo com levantamento feito por um grupo de trabalho do CBH Grande que gerou um relatório de visita, pode não estar operando do modo como foi licenciada, prejudicando a população com ”frequentes e significativas” variações na quantidade e na qualidade da água. O comitê convocará outras reuniões com todos os responsáveis para a apuração do licenciamento e dos impactos, assim como acionará outros órgãos, como o Ministério Público, para a tomada de providências.

Estiveram presentes à reunião Elisa Zanella, vice-presidente do CBH Grande; Ednaldo Castro Campos, da Associação dos Fruticultores da Adutora da Fonte; Shirley Pimentel de Souza, do Instituto Federal da Bahia; Remir José dos Santos, da Associação dos Pequenos Produtores Agrovila 18; Maria Amélia Lins, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Marcelo de Oliveira Latuf, da Universidade Federal da Bahia; José Cisino de Menezes Lopes, da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia e Solange Evangelista, representante da AGB Peixe Vivo.

 

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais