20/06/2014
Receita simples de Moqueca de Surubim – peixe típico da região do Vale
A gastronomia do Vale do rio do São Francisco valoriza os elementos presentes na sua região, e o peixe de água doce chamado Surubim é uma saborosa e tradicional opção para quem visita o local.
Considerado um peixe nobre do rio São Francisco, o Surubim possui carne macia, bem branca, suculenta e com poucas espinhas. Pela bacia hidrográfica do rio São Francisco já houve relatos de que foram encontrados surubins de até 120kg, sorte grande de quem vive ou visita o local, para ter a oportunidade de apreciar uma típica moqueca de um peixe das águas do Velho Chico desse porte. Mas, enquanto não pescamos um Surubim de 120kg, podemos nos contentar, e muito, com 1.200kg em postas. Confira a receita:
Moqueca de Surubim
Ingredientes
1.200 kg de surubim em postas
2 cebolas médias em rodelas
2 tomates em rodelas
1 pimentão verde grande cortado em rodelas
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado (mais coentro do que cebolinha)
1/2 xícara (de chá) de azeite de dendê
1 garrafinha (de 200 ml) de leite de coco
1 colher (de sopa) de suco de limão
Gotas de molho de pimenta
Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque azeite no fundo da panela e uma camada de rodelas de cebola (solte as rodelas, deixando finas), rodelas de tomates, rodelas de pimentão, o coentro e a cebolinha picada.
Arrume as postas de peixe por cima e cubra com mais uma camada de cebola, tomate, pimentão e coentro.
Acrescente o sal, o leite de coco, o dendê, o suco de limão e o molho de pimenta. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar tampado. Se você perceber que está ficando muito seco e querendo grudar, acrescente um pouquinho de água quente. O peixe cozinha muito rápido. Se o peixe cozinhar e o molho não ficar do seu agrado, retire as postas do peixe cozido e reserve. Volte o molho para o fogo e deixe apurar. Depois volte o peixe para a panela do molho, polvilhe coentro picado e sirva quente.
Compartilhe: