Notícias

26/02/2015

Projeto Pontos e Contos: a magia do artesanato ribeirinho

O Velho Chico é conhecido pela sua rica fauna e flora, mas nem só de natureza se alimenta as águas do grande rio São Francisco. O povo, a cultura e o talento que se escondem nas margens do caudaloso rio o tornam pleno e rico. Um exemplo disso é o projeto Pontos e Contos, que leva o talento das bordadeiras de Penedo, em Alagoas,  pelo Brasil afora e ajuda no desenvolvimento econômico e cultural da região.

O projeto que teve início em 06 de junho de 2005 reúne bordadeiras e artesãos da cidade ribeirinha de Penedo que, em um trabalho conjunto, transformam linhas e tecido em belos artigos de artesanato.

O projeto sem fins lucrativos reverte a sua renda em apoio para a comunidade de Penedo ajudando os artesãos da região que participam do projeto, promovendo o empreendedorismo local. Além disso, possui uma missão social muito forte ao debater e promover políticas públicas na região, tal como educação, saúde e lazer.

Assim, mostrando as histórias e as cores do São Francisco em cada renda e bordado, o projeto Pontos e Contos resinifica a vida dos artesãos e da população da cidade de Penedo, promovendo integração social, com parcerias no setor público e privado sem perder as suas raízes que floresceram na vida de muita gente que habita as margens do rio. Quer saber um pouco mais sobre o projeto e os frutos que dele são colhidos? Então acesse o site do projeto aqui.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais