Notícias

18/07/2013

Produção de carvão na bacia do rio São Francisco

Usado como combustível para churrasqueiras, aquecedores, fogões a lenha e para a indústria siderúrgica, principalmente na cidade de Belo Horizonte-MG, o carvão vegetal é produto da carbonização de madeira.

Em 2007 o Brasil foi considerado o maior produtor de carvão do mundo, segundo o Centro de Estudos e Ação Social-CEAS, e essa é uma das principais causas do desmatamento na Bacia do rio São Francisco, 60% da produção de 2004 veio de florestas plantadas e os outros 40% da vegetação nativa.

Na cabeceira principal do rio o desmatamento para produção de carvão já reduziu 4% da área original de mata ciliar. Essa atividade é uma das poucas fontes de renda de algumas cidades da bacia, o que dificulta a fiscalização da produção ilegal.

Veja algumas medidas adotadas pelo CBHSF no Alto São Francisco para a proteção das nascentes e veredas.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais