18/08/2014
Procuradoria da República quer discutir realidade do Velho Chico em Três Marias
A Procuradoria da República do município mineiro de Sete Lagoas decidiu instaurar procedimento preparatório com vistas a discutir a situação atual da região do rio São Francisco à altura do município de Três Marias, também em Minas Gerais. Para tanto, será realizada a primeira reunião, na próxima quarta-feira (19.08), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF). A audiência foi convocada pelo procurador da República Antônio Arthur Barros Mendes e contará com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda.
Conforme ofício encaminhado pelo procurador, serão discutidas questões como situação atual e cenários projetados para o regime operacional especial na usina hidroelétrica de Três Marias; perspectivas do quadro climático; patamares de vazões afluentes e defluentes estimadas; riscos potenciais para os usuários das águas do rio São Francisco à jusante de Três Marias; e discussão sobre necessidades de desenhos de ações preventivas e mitigatórias de situação de risco pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e articulação entre os vários envolvidos.
A reunião está marcada para as 10h, na sede da ANA e deverá contar, também, com a presença do consultor Rodolpho Ramina, contratado recentemente pelo CBHSF para prestar as orientações necessárias nos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: