Notícias

09/03/2018

CBHSF marcará presença no 8º Fórum Mundial da Água

Pela primeira vez, o maior evento mundial sobre água vai acontecer no hemisfério Sul

Brasília será a capital mundial da água em março de 2018. Na cidade, milhares de pessoas – autoridades, usuários de água ou representantes da sociedade civil – estarão reunidas para discutir o tema da água sob a perspectiva da sustentabilidade. São esperadas 40 mil pessoas no Estádio Nacional Mané Garrincha e no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 18 e 23 de março, quando se realizará o 8º Fórum Mundial da Água.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) contará com um estande onde apresentará a sua experiência com a gestão da Bacia do Velho Chico. Além disso, uma comitiva do Comitê estará presente no evento.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, participará da sessão “Justiça sócio-ambiental para a governança da água”. Para ele o evento será uma excelente oportunidade de troca de experiências. “Os brasileiros estão tendo uma oportunidade única com a realização do Fórum em território nacional. A comunidade internacional envolvida nas questões dos recursos hídricos estará presente e poderemos trocar experiências com os outros países, bem como atualizar o nosso conhecimento. O CBHSF apresentará sua experiência com a gestão participativa e descentralizada da Bacia do Rio São Francisco”, explica.

Outro membro do CBHSF que terá uma ampla participação no Fórum Mundial da Água será Yvonilde Medeiros, que também é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “O Fórum será realizado no Brasil no momento em que passamos por uma crise hídrica que deu uma trégua com o período das chuvas, mas que ainda é uma realidade no nosso país. Vamos ter a oportunidade de atualizar as nossas discussões sobre a gestão dos recursos hídricos e mostrar o que temos feito de bom nesse sentido”, afirma.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

 

*Por Luiza Baggio

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais