Notícias

11/07/2013

População indígena do São Francisco define representantes na nova gestão do CBHSF

A comunidade indígena que vive às margens do rio São Francisco, desde a sua nascente, em Minas Gerais, até a foz, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, percorrendo ainda os estados da Bahia e Pernambuco, se reunirá nos próximos dias 12 e 13 de julho, a partir das 9h, na cidade baiana de Rodelas. O objetivo do encontro é eleger os dois representantes dos povos indígenas na nova gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, a ser empossada em agosto próximo.

Entidades indígenas das quatro regiões fisiográficas da bacia – Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco – participarão da plenária eleitoral. Já confirmaram presença as seguintes tribos: Pataxó, Truka Tupã, Xukuru – Kariri, Pankararé, Kantaruré, Tumbalalá, Aticum, Truká, Potiguar, Payayá, Tuxá – Aldeia Mãe, Kambiwá, Jerinpacó, Katokinn, Kalankó, Tingui – Botó, Xocó, Karapotó, Pankararu, Kapinawa, Tuxá, Fulni-Ô, Pipipã, Xucuru de Orubá, Caxixó, Xacriabá, Kiriri e Pankaru.

De acordo com o representante da aldeia Tuxá, do estado da Bahia, e atual membro suplente do CBHSF, Francisco Carlos Santos de Assis, conhecido também como Dipeta, além da eleição, outros assuntos de interesse do Velho Chico serão debatidos durante o encontro. “Estamos esperando cerca de 150 índios neste evento, de diferentes aldeias e regiões da bacia do São Francisco. Iremos priorizar a discussão de temas relacionados à sustentabilidade do rio, melhorias na preservação ambiental, além da implantação de projetos voltados para a revitalização das matas ciliares”, observou.

 

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais