Notícias

05/12/2013

Plenária do CBHSF em Recife começa com discussão sobre o Regimento Interno

Por-Leanrdo-Ariel.2

Com o objetivo de discutir sobre o regimento interno do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco foi aberta na manhã de hoje (05.11), em Recife, sob a coordenação do presidente da entidade, Anivaldo Miranda, a XV Plenária Extraordinária do CBHSF. A mesa de abertura contou com a presença de toda a diretoria colegiada do comitê e do representante da Agência Pernambucana de Águas, Marcelo Asfora, que também representou o governo de Pernambuco.

Em seu pronunciamento, Anivaldo Miranda falou dos avanços e desafios do Comitê e pontuou a redução de vazões como um dos problemas mais graves enfrentados hoje pela bacia. “Os problemas não esperam por nós. É preciso que esquentemos os motores agora em 2014 porque os desafios são grandes, sobretudo com essa conjuntura de adversidades climáticas e com as significativas reduções de vazões dos últimos tempos”, afirmou.

Ele elencou ainda algumas ações previstas para o próximo ano como: encontro com as prefeituras, universidades, comunidades indígenas e quilombolas, revisão do Plano Decenal, continuidade da luta na busca de uma matriz energética que não seja tão impactante para a bacia.

Para  Marcelo Asfora, uma questão preocupante e que acaba tendo repercussão social muito grande é que “o Nordeste tem uma situação muito critica com relação à seca, mas a Política Nacional de Recursos Hídricos não contempla a convivência com o semiárido. Temos que promover ações nesse sentido e não tratar a estiagem como algo eventual”.

Em sua mensagem, Anivaldo Miranda mostrou-se esperançoso de que o ano de 2014 seja um ano diferenciado na história do CBHSF. “Nosso papel tem sido reconhecido a cada dia. Digo isso não por vaidade, mas para que nos preocupemos, pois temos um papel cada vez de maior responsabilidade. Estamos comprometidos também com a batalha da consolidação da Política Nacional de Recurso Hídricos”, disse.

Plenária Ordinária
Finalizada a XV Plenária Extraordinária, o CBHSF dará inicio, ainda durante o dia de hoje – e até amanhã – à sua XXIV Plenária Ordinária, que tratará, dentre outros assuntos, sobre o plano de Bacia; o calendário de atividades do colegiado para 2014; o balanço da execução das atividades previstas no Plano de Aplicação Plurianual (PAP) 2013-2015.

Confira a programação de todo o evento.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais