Notícias

06/02/2015

Pinturas rupestres na bacia do rio São Francisco

Uma das primeiras formas do ser humano deixar vestígios foi através da pintura. A arte rupestre é a maneira que os povos pré-históricos tinham de ilustrar seus sonhos e as cenas do seu próprio cotidiano.

A bacia hidrográfica do rio São Francisco foi povoada por esses povos da pré-história. O rio era o centro de atração e seu caminho natural, e, por isso, é possível encontrar na região não só pinturas rupestres, mas peças de arte rupestre, esqueletos humanos e diversos utensílios pré-históricos.

Nos municípios Canindé do São Francisco, Januária, Pompéu e até na Serra da Canastra é possível observar essas pinturas. Mas é preciso conscientização sobre a preservação dessas artes, principalmente com a exploração de minerais feitas de forma ilegal, ela causa danos irreparáveis à história e ao meio ambiente.

 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais