08/04/2015
Petrolina sedia dois importantes encontros sobre agricultura do Vale São Francisco
No próximo sábado, dia 11 de abril, a cidade de Petrolina, em Pernambuco, sediará uma oficina setorial do processo de atualização do Plano de Bacia do Rio são Francisco. A oficina será sobre o tema Agricultura, e pretende reunir representantes do Vale São Francisco para debater os principais problemas que afetam a dinâmica agrícola nas margens do Velho Chico e de seus afluentes. O evento acontecerá das 8h30 às 15h, no auditório do SEST- SENAT, que fica na Rua Vitor de Souza Leão, nº 10. Km2 / Petrolina-PE.
A atualização do Plano de Recursos Hídricos do Rio São Francisco está sendo realizada pela Nemus Consultoria, por meio de contrato firmado com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, e terá abrangência até 2025.
Um dia antes da oficina, na sexta-feira, 10 de abril, também em Petrolina, acontecerá uma reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. O objetivo do encontro é debater os efeitos da crise hídrica na fruticultura irrigada, na região do Vale do São Francisco. A reunião também ocorrerá no Sesi/Senat, a partir das 14h. Entre os convidados para a audiência pública estão os ministros da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, e da Agricultura, Kátia Abreu. Também foram convidados o diretor-presidente da Agencia Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos.
Vale São Francisco – A região do Vale do São Francisco está entre as regiões que mais produzem frutas no mundo. De acordo com informações do Senado Federal, o faturamento anual é superior a R$ 2 bilhões, dos quais R$ 440 milhões são resultantes da exportação de uvas e mangas. São 240 mil empregos indiretos e cerca de um milhão indiretos.
Veja o calendário completo das ações para atualização do Plano de Bacia do Velho Chico.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: