Notícias

09/11/2015

Os índios Kariri-Xocó

Com uma população de aproximadamente 2.189 índios, os Kariri-Xocó são formados pela fusão dos Kariri, de Porto Real do Colégio, e dos Xocó, da ilha sergipana São Pedro, que está localizada no baixo São Francisco.

A liderança dos Kariri-Xocó está constituída entre pajé e cacique, escolhidos no ritual Ouricuri. O Ouricuri acontece entre os meses de janeiro e fevereiro e tem uma duração de 15 dias. O ritual reúne os índios Kariri-Xocó em um local denominado “limpo”, uma clareira dentro da mata cerrada, diferente do local que eles costumam habitar, perto do Velho Chico.

Na festividade os índios cantam, dançam e bebem jurema, uma bebida preparada com entrecasca da raiz desta árvore. Essa bebida causa um transe, que os índios definem como o momento de contato entre eles e seus ancestrais, rompendo a barreira de tempo e espaço.

Esses rituais mantém as tradições indígenas da tribo dos Kariri-Xocó sempre vivas.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais