Notícias

20/06/2013

O que é bacia hidrográfica

A bacia hidrográfica é a área da superfície terrestre na qual as águas superficiais de um rio e seus afluentes convergem para um rio principal, pela força da gravidade.

Todo mundo vive em uma bacia hidrográfica. Em geral, essa mesma bacia hidrográfica fornece a água que chega às torneiras de nossas casas.

A importância do conceito da bacia hidrográfica está no fato de que, dentro de uma bacia, há uma profunda interdependência dos seres vivos que dela se servem, entre si e com o ambiente, incluindo as populações humanas.

Ações pontuais que afetam os recursos hídricos dentro dessa área, como a poluição, o represamento ou o desvio de cursos de água têm grande impacto em sua dinâmica e na manutenção da sua integridade.

As interferências entre bacias também geram impactos importantes. Se uma cidade ou empresa bombeia água de uma bacia hidrográfica vizinha, poderá afetar as pessoas que vivem naquela região de onde a água foi exportada.

Continue lendo aqui.

Fonte: Movimento Cyan

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais