26/11/2018
Nova etapa da FPI na Bahia resgata 373 animais e apreende armas, carvão e madeira irregulares
A 43ª fase do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) está sendo realizada na região do Município de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, desde a última segunda-feira (19). A primeira semana desta etapa se encerrou com 373 animais silvestres resgatados pela equipe Fauna, deles, 362 aves e 15 animais silvestres abatidos, além de oito armas de fogo apreendidas, 180 munições de diversos calibres, 400 espoletas e 209 estojos de munições deflagradas.
A ação também prendeu em flagrante um servidor público aposentado, no município de Malhada. Ele foi conduzido e apresentado na Delegacia da cidade, por posse ilegal de arma de fogo e pelos crimes ambientais de caça predatória e manter ilegalmente animais silvestres em cativeiro. Ele foi ouvido e, após pagamento de fiança, foi liberado. Além de responder pelos crimes, o caçador também foi ainda autuado pelo IBAMA sendo aplicada multa no valor de R$7.500,00.
No povoado de Gameleira, durante a operação foram apreendidos aproximadamente 85 m³ de carvão e 120 m³ de madeira, e 40 fornos irregulares utilizados para a produção ilegal de carvão foram destruídos. O proprietário foi multado em R$ 50 mil.
A FPI está sob coordenação do Ministério Público estadual, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Divididas em equipes especificas, este grupo é composto pela Equipe Fauna, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/BA) e as equipes de biólogos e veterinários da ONG Animallia.
Foram apreendidos aproximadamente 85 m³ de carvão e 120 m³ de madeira, e 40 fornos irregulares utilizados para a produção ilegal de carvão foram destruídos. (Fotos: Tomas Bauer e Almacks Silva)
As ações da 43ª etapa da FPI continuam até a próxima semana, quando serão apresentados resultados e encaminhamentos das atividades, em uma audiência pública, na sexta-feira (30), em Bom Jesus da Lapa.
*Texto: Licia Souto*
Fotos: Tomas Bauer e Almacks Silva
Compartilhe: