20/03/2015
Médio São Francisco tem apenas três cidades com Plano de Saneamento
Dos 168 municípios existentes na região do Médio São Francisco, apenas três possuem Plano Municipal de Saneamento Básico: Coração de Jesus (MG), Taboca do Brejo Velho (BA) e Santana (BA). As informações parciais cedidas pela empresa portuguesa Nemus Consultoria fomentaram o debate sobre saneamento na oficina setorial para atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, que aconteceu hoje (20.3), na cidade mineira de Montes Claros.
“Ainda não são dados definitivos, porque estamos na etapa de levantamento de diagnóstico, mas obteremos muitas outras informações até a finalização do plano, o que acontecerá no primeiro semestre do próximo ano”, enfatiza o engenheiro ambiental e representante da Nemus, Emiliano Santiago, que conduziu as atividades.
Entre os temas discutidos no evento, que é organizado pelo Comitê do São Francisco em Parceria com a Nemus, teve destaque a questão da coleta de resíduos sólidos. O problema maior reside na não separação do lixo e a falta do um plano integrado de gerenciamento desses resíduos. “Falta também estrutura técnica e de equipamentos para que os consórcios intermunicipais possam criar mecanismos para implantar aterros ou outras formas de descarte do lixo que não agridam o meio ambiente”, disse o representante da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco, Teófilo Duarte de Oliveira.
Ele, que foi o porta-voz do grupo de trabalho, sugeriu que o governo assegure um suporte aos consórcios visando o seu fortalecimento e efetive programas específicos de coleta seletiva, além implantar projetos de educação e conscientização ambiental. “Foi uma reunião de alto nível técnico e a contribuição de todos será um diferencial importante para a atualização do plano”, avaliou o secretário do CBHSF, José Maciel de Oliveira.
Cerca de 30 pessoas marcaram presença na oficina, que contou com a participação do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, e da diretora de integração da AGB Peixe Vivo, delegatária do CBHSF, Ana Cristina da Silveira.
Veja o calendário completo das ações para atualização do Plano de Bacia do Velho Chico
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: