16/07/2013
Índios têm nova representação no Comitê
As comunidades indígenas localizadas às margens do Rio São Francisco escolheram os representantes que farão parte da nova gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, a partir do próximo mês de agosto, com mandato de três anos. A decisão foi tomada em evento realizado no município de Rodelas (BA), no último final de semana. A escolha dos nomes foi feita através de consenso, sem a necessidade de disputa pela representação.
Os titulares da representação indígena junto ao CBHSF são Uilton Tuxá, da tribo Tuxá, localizada em Minas Gerais, e Iveraldo Fulni-ô, representante da tribo Fulni-ô, de Pernambuco, que assume a titularidade da representação, após o exercício da suplência nos últimos três anos. Na oportunidade, também foram escolhidos como suplentes a cacique Anália Aparecida, da aldeia Tuxá, e Ricardo Tingui-Botó, da aldeia alagoana de Tingui-Botó.
O encontro também serviu para a comunidade indígena discutir temas de interesse comum, a exemplo dos projetos hidroambientais a cargo do comitê que estão em execução e são voltados para a comunidade indígena, bem como os novos canais da transposição, cuja proposta é retirar água do Velho Chico para abastecer às populações do semiárido baiano.
O secretário-geral do CBHSF, José Maciel Oliveira, também presente à reunião, falou à comunidade sobre o andamento das obras que beneficiam a população indígena. “Temos recursos destinados e garantidos exclusivamente aos índios. Isso foi estipulado por toda a diretoria”, garantiu ele. O evento foi encerrado com uma apresentação do toré, considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios brasileiros.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: