Notícias

02/10/2018

Ibama resgata mais de 118 mil peixes de lagoas ameaçadas pela seca no norte da Bahia

Mais de 118 mil peixes de espécies como cascudo, corvina, curimatã, mandi amarelo, pacu, piaba, traíra e surubim foram resgatados, na última semana, de lagoas do norte da Bahia e transferidos para o Rio São Francisco. A operação foi realizada depois de ter sido identificada uma alta taxa de mortalidade em Xique-Xique/BA, devido à seca que atinge a região desde o ano passado.

Para a ação foi necessário o apoio de instituições não governamentais, do Ministério Público da Bahia, universidades, prefeituras, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), voluntários e representantes do Ibama, que acompanharam a transferência controlando a salinidade e oxigenação dos transfish, recipiente apropriado e concedido pela Codevasf.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) prepara a contratação de um estudo que visa identificar outras possíveis causas da mortandade de peixes e permitir a adoção de medidas capazes de interromper o dano ambiental na região.

De acordo com a matéria divulgada no site do Ibama, menos de 3% morreram na transferência. Veja: https://goo.gl/xp1d9y

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais