26/02/2016
Fórum Nacional de CBHs discute agenda estratégica
Parte da diretoria do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas foi recebida nesta quinta-feira (25.02), em Brasília, pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e por técnicos da agência reguladora federal. O objetivo do encontro, que contou com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, que exerce em paralelo o cargo a coordenadoria adjunta do Fórum, foi discutir uma agenda estratégica de apoio financeiro aos organismos de bacia de todo o país.
Na reunião, ficou acordada a criação pela ANA de uma minuta de edital para que seja avaliada – pelo colegiado do Fórum – o valor potencial a ser investido nos CBHs. Outro ponto abordado no encontro foi a cobrança dos membros do Fórum com relação à criação de novos comitês federais, a exemplo dos rios Parnaíba (MA e PI) e Mundaú e Paraíba, entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Na ocasião, a Agência adiantou que a criação dos CBHs andam bem avançadas.
Este foi a primeiro encontro oficial envolvendo representantes da ANA e do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Para Affonso Henrique Albuquerque Junior, um dos coordenadores do Fórum, houve grande produtividade nas discussões. “O nosso objetivo é manter o diálogo permanente uma vez que a pauta em prol dos nossos comitês é bastante extensa e urgente”, disse ele, que também está à frente da direção do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas.
Em sua fala, o também coordenador do Fórum, Luís Carlos Souza Silva, destacou o papel dos CBHs para a consolidação da gestão dos recursos hídricos brasileiro. “O apoio institucional e financeiro aos comitês garantirá o êxito da gestão das águas”, avaliou. A reunião contou ainda com a presença de funcionários da ANA, como Paulo Varella, Victor Sucupira, Humberto Cardoso e Nelson de Freitas.
Discussões
Previsto para acontecer de 3 a 8 de julho deste ano, em Salvador (BA), o XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) terá nesta edição uma mesa redonda destinada à avaliação dos 20 anos da lei federal n° 9.433/97, a chamada Lei das Águas. O anúncio foi feito durante a reunião desta quinta-feira e, segundo informações dos integrantes do Fórum, o objetivo é convidar renomados especialistas da área ambiental para que realizem um balanço crítico da gestão de recursos hídricos nacional. “Precisamos saber, por exemplo, quais são os gargalos no sistema que precisam ser resolvidos para que se fortaleçam os comitês de bacias”, apontou Vicente Andreu, da ANA. O dirigente garantiu ainda apoio financeiro ao evento, especialmente à comunicação.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: