21/11/2014
Empresa Nemus apresenta planejamento para atualização do plano de bacia
O segundo e último dia da plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (21.11), realizada em Maceió (AL), contou com a apresentação da empresa portuguesa Nemus, contratada pela agência delegatária AGB Peixe Vivo, para realizar a atualização do plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do Velho Chico. Pedro Bettencourt Correia, diretor da empresa, apresentou para a plateia os primeiros números do estudo realizado com base na documentação em vigor e o cronograma de atividades a partir de agora.
De acordo com Bettencourt, até a elaboração do texto que irá alterar o plano de recursos hídricos serão realizadas mobilizações, consultas públicas e setoriais, abrangendo toda a bacia hidrográfica. Haverá ainda consultas de diagnósticos entre os meses de março e abril e pelo menos uma consulta pública em cada região fisiográfica. “Também será necessário realizar algumas oficinas setoriais para contextualizar a necessidade de atualização do plano em toda a área do São Francisco”, explica Bettencourt. “São informações ainda qualitativas”, ressalta ele.
Como a empresa está na fase de coleta de dados, haverá reunião com a equipe técnica da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF). A finalidade é ter acesso a informações que apontem qualidade e disponibilidade de água na bacia. O prazo para atualização total do plano é de 20 meses.
Após a apresentação feita para a plenária, a secretária da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Alto São Francisco, Silvia Freedman, requereu uma atenção especial para a região. “Pela nossa contribuição e importância para o rio São Francisco”, justificou. Representante da ANA, Wictor Sucupira destacou a confiança na qualidade do trabalho a ser realizado pela empresa Nemus e no saldo positivo do documento final.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, fez um apelo a todos os membros do colegiado para o engajamento no trabalho de atualização do plano. Só assim, segundo ele, será possível haver a apresentação de resultados suficientes, reais e consistentes. “Não podemos fugir da responsabilidade. Todos já foram chamados para dar a sua contribuição e estão sendo convocados novamente”, concluiu Miranda.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: