Notícias

03/06/2019

Em Três Marias, estudantes ribeirinhos viram carranca para defender o Velho Chico


Kevilly Fernandes, tem 11 anos e é estudante do 6º ano da Escola Municipal Carlinhos Nascimento Gaia. Ela foi uma das primeiras estudantes a participar da exposição ‘Conhecendo o Velho Chico’, na cidade de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, nesta segunda-feira 03 de Junho, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. “Hoje eu aprendi muita coisa importante. Conheci os biomas, os peixes e a bacia hidrográfica. Entendi a importância de preservar o São Francisco. Todos nós dependemos dele e, por isso, eu também viro carranca pra defendê-lo”, diz a estudante.


A exposição faz parte da campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’, realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com o objetivo de alertar a população sobre os problemas que o Velho Chico vem enfrentando e a importância de preservá-lo. Cerca de 10 escolas do ensino fundamental vão visitar a exposição por dia até aproxima sexta-feira (07 de junho). A exibição mostra o Rio São Francisco da nascente à foz, seus afluentes, biodiversidade, fauna, flora, biomas, lendas, importância da preservação, coleta seletiva, entre outros.

Sandro Rodrigues, artista e morador de Três Marias, também foi visitar a exposição e apresentar a música em homenagem ao Velho Chico. “Quando eu fiquei sabendo sobre a exposição não pensei duas vezes, logo decidi vir cantar em homenagem ao rio”.

O secretário de Meio Ambiente de Três Marias, Roberto Carlos Rodrigues da Silva, chama a atenção para a importância de ações de educação ambiental. “Esse tipo de campanha é fundamental para que cada cidadão entenda que a preservação do rio não depende só do poder público, mas também de iniciativas pessoais. É uma forma de mobilizar e demonstrar a importância do São Francisco para todos nós”, contou.

Roberto Carlos finalizou falando sobre a parceria da prefeitura com o CBHSF. “Estamos muito satisfeitos com a realização da campanha em Três Marias. O momento é oportuno, visto que vamos lançar a coleta seletiva no município na próxima quarta-feira [05 de junho] Dia Mundial do Meio Ambiente. Agradecemos ao CBHSF pela parceria”, completou.

Para o secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco do CBHSF, Altino Rodrigues Neto, as ações de educação ambiental foram exitosas. “Levar o espírito de preservação para dentro das escolas e mostrar a importância do São Francisco para as crianças é uma satisfação. Eles são o nosso futuro e queremos que todos tenham água nas próximas gerações”.


Veja as fotos do segundo dia da campanha:


Com o tema ‘Sou Mais Velho Chico’, a campanha está sendo realizada simultaneamente em mais três cidades: Pão de Açúcar (AL), Bom Jesus da Lapa (BA) e Juazeiro (BA).

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Bianca Aun

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais