30/08/2018
Direc define projetos hidroambientais a serem executados na Bacia do Velho Chico
A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) tem dois dias de atividades, no Hotel Ponta Verde, em Maceió (AL). O primeiro dia de agenda, nesta quarta-feira (29 de agosto), contou com a discussão de diversas questões administrativas do Comitê. Decisões relativas ao andamento das atividades do colegiado foram definidas no primeiro dia do encontro, a exemplo da escolha de projetos hidroambientais no âmbito da bacia do chamado rio da integração nacional.
O presidente do colegiado, Anivaldo Miranda, fez uma avaliação da participação do CBHSF no Encontro Nacional de Comitês de Bacias (Encob), realizado recentemente em Florianópolis (SC). “Apresentamos o trabalho realizado pelo Comitê em toda a bacia e o Comitê do São Francisco aproveitou bem seu espaço”, avaliou Miranda.
Ana Cristina Silveira, diretora de Integração da agência delegatária do CBHSF, a Peixe Vivo, apresentou relatório de projetos aprovados em áreas culturais e estruturais, executados com apoio do Comitê, a exemplo do Circuito Penedo de Cinema, que acontece no final de novembro, na cidade alagoana. O assessor técnico da diretoria técnica da Peixe Vivo, Thiago Campos atualizou o status dos projetos em execução na bacia atualmente e também relacionou outros que estão em análise. Os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) definiram os investimentos a serem feitos até o ano de 2020.
A coordenadora da CCR do Alto São Francisco, Silvia Freedman, confirmou para o final de outubro a entrega de obras de recuperação hidroambiental na região mineira do Velho Chico. Silvia também aproveitou a reunião da Direc para apresentar o resultado do sobrevoo realizado na região de captação em Pirapora (MG). “Quando fazemos o comparativo do quadro atual com algum tempo atrás, a situação é dramática”, afirmou ela, enquanto exibia as fotos aéreas. Ela também citou matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, nesta quarta-feira, que aborda o problema.
O vice-presidente do colegiado, Maciel Oliveira, considerou a reunião positiva, devido ao caráter propositivo do encontro. “Várias questões foram discutidas e decididas durante todo o dia. Isso confirma a união da diretoria do Comitê e a gestão integrada da atual diretoria para a execução de ações em toda a bacia do Velho Chico”, avaliou.
Confira as fotos da reunião:
A Diretoria Colegiada do CBHSF é formada pelo presidente e pelo vice, o secretário Lessandro Gabriel da Costa e pelos coordenadores das quatro Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), do Alto, Silvia Freedman Durães; do Médio, Ednaldo Campos; do Submédio, Julianeli Tolentino; e do Baixo, Honey Gama.
*Texto: Delane Barros
*Fotos: Delane Barros
Compartilhe: