23/05/2015
Coordenador do Submédio apresenta ações da CCR
Com expressões em D´Zudukua, dialeto do povo Tuxá, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Uilton Tuxá, saudou a plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco antes de apresentar as ações realizadas pela CCR nos últimos seis meses. Entre as atividades está uma intensa agenda de reuniões nas cidades, participação nas Câmaras Técnicas e visitas técnicas aos afluentes, em municípios como Salgueiro, Abaré e Petrolina.
“Temos participado de atividades diversas com interação entre os membros visando o fortalecimento institucional e político do Comitê”, destacou Tuxá. Entre as articulações realizadas, o coordenador citou diálogos institucionais, como reuniões com as Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de Pernambuco e da Bahia.
Uilton Tuxá também apresentou um balanço dos Planos Municipais de Saneamento que estão sendo construídos pelo CBHSF. Em Pernambuco, foram contemplados os municípios de Afogados de Ingazeira, Flores e Pesqueira, cujas audiências públicas já foram realizadas, contando com a presença do poder público. Na Bahia, o processo de construção dos PMSBs envolve as cidades de Jacobina, Mirangaba, Miguel Calmon e Barra do Mendes. A região do Submédio também sediou oficinas de atualização do Plano de Bacia do rio São Francisco, coordenadas pela consultora Nemus, buscando a escuta e participação popular.
Ao final, houve uma reivindicação da Associação da Bacia do Rio Mocambo, em Curaçá, Bahia. Os moradores, presentes à plenária, exigiram prestação de conta e relatório de serviços da empresa contratada para obras de recuperação ambiental em comunidades como Mocambo, Boa Esperança, Umbuzeiro, Buticudo e Jiboia, todas da nascente do rio Mocambo, importante afluente do Velho Chico no Submédio São Francisco.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: