Notícias

22/05/2014

Comitês de afluentes discutem problemas tendo a crise do São Francisco como ponto comum

“É neste encontro que está a alma do rio São Francisco. É aqui que mudaremos a realidade dele” disse Antônio Jackson, representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, de Alagoas. Em sintonia com o discurso dele, outros 16 comitês de bacia participaram ontem (21.05), em Belo Horizonte (MG), do II Encontro dos Comitês Afluentes do Rio São Francisco, evento promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no intuito de fortalecer a relação entre a entidade e os comitês de rios tributários – cursos d’águas menores que deságuam em rios principais – buscando soluções para os graves problemas de degradação ambiental e escassez hídrica vividos pelo São Francisco.

Contando com a presença de representantes dos estados da bacia (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), o encontro teve a participação do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, que ressaltou a importância da reunião para a bacia. “Estamos aqui para fortalecer a nossa grande bandeira de luta. Em tempos de grandes adversidades, do ponto de vista hidrológico, temos que montar uma agenda objetiva, buscando uma visão acerca dessa crise que estamos vivendo ”, observou.

No encontro, foram expostos problemas que vêm sendo enfrentados pelas populações ribeirinhas nos afluentes do São Francisco. A integrante do CBH Sobradinho, da BahIa, Cícera Silvana, clamou por ajuda ao rio. “Queremos tirar nosso Velho Chico da UTI. Despejos de resíduos, assoreamento, falta de esgotamento sanitário, consumo de água de maneira desorganizada e desmatamentos são alguns dos problemas que precisam ser sanados urgentemente. Essa reunião serve com norteador para a busca de soluções ”, disse ela.

Participaram também do debate o CBH Pajeú (PE); Consu/Poço da Cruz (PE); Consu Garças (PE); Consu Chapéu (PE); Consu Nilo Coelho (PE); Consu Ingazeira (PE); CBH Verde e Jacaré (BA); CBH Salitre (BA); CBH Grande (BA); CBH Paramirim (BA); CBH Corrente (BA); CBH Alto São Francisco (MG); CBH Pará (MG); CBH Paraopeba (MG); CBH Três Marias (MG); CBH Velhas (MG); CBH Jequitaí – Pacuí (MG); CBH Paracatu (MG); CBH Urucuia (MG); e CBH Afluentes Mineiro do Médio SF (MG).
O II Encontro dos Comitês Afluentes do Rio São Francisco antecedeu a programação da XXV Plenária Ordinária do CBHSF, que acontece hoje e amanhã (22 e 23.05) também na capital mineira.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais