13/07/2018
Membros do Comitê se reúnem para formalização de proposta de parceria entre o CBHSF e IICA
A proposta que visa a formalização de parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) avança. Na manhã desta quarta-feira (11 de julho), no escritório do Comitê, em Maceió (AL) houve a discussão para a montagem da proposta de parceria, a partir da análise do manual de procedimentos e a indicação de projetos de interesse do CBHSF viáveis para sua execução.
Na montagem da proposta, o CBHSF elegeu três linhas de atuação: capacitação de usuários irrigantes; enquadramento de corpos d’água; e busca por consolidar conhecimento sobre os sistemas de aquíferos da bacia do São Francisco. “Nossas conversas com o IICA começaram em Brasília, durante o Fórum Mundial da Água e evoluíram até esse ponto, que é a definição de linhas de interesse do Comitê e iremos formalizar essa parceria”, explicou o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda.
Além do presidente, a reunião contou com a participação do coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do Comitê, Roberto Farias, e o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Melchior Carlos do Nascimento. No encontro, foram observados todos os itens do manual encaminhado pelo IICA para nortear a definição das ações a serem executadas de forma conjunta.
O coordenador da CTIL, Roberto Farias, analisou todos os detalhes jurídicos do documento encaminhado pelo IICA e que serve para delimitar a proposta que será encaminhada pelo Comitê. O professor Melchior Carlos do Nascimento contribuiu na apresentação de sugestões referentes às linhas de atuação em que serão desenvolvidas a parceria.
O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é o organismo especializado em agricultura do Sistema Interamericano que apoia os esforços dos Estados membros em sua busca pelo desenvolvimento agrícola e pelo bem-estar rural. Sua missão é incentivar, promover e apoiar os esforços dos Estados membros para conseguirem seu desenvolvimento agrícola e bem-estar rural por meio de cooperação técnica internacional de excelência.
*Texto: Delane Barros
*Fotos: Delane Barros
Compartilhe: