Notícias

05/02/2013

Codevasf repovoa pantanal alagoano com espécies nativas do rio São Francisco

A várzea de Marituba do Peixe recebeu cerca de 200 mil peixes jovens de espécies nativas da bacia do rio São Francisco, na última sexta-feira (1º), durante peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os peixamentos na várzea são realizados anualmente pela Codevasf há 22 anos como ação de repovoamento do chamado “Pantanal Alagoano”, área de proteção ambiental – inserida entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto –, considerada um berçário de espécies nativas do rio São Francisco.

Os peixes jovens inseridos na várzea são das espécies pacamã, xira, piau, dourado, piaba e matrinxã. Todos os animais foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), unidade da Codevasf localizada no município de Porto Real do Colégio (AL) e responsável, além da produção de alevinos, por realizar estudos e pesquisas científicas e tecnológicas para aplicação no Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

No mesmo dia, foram entregues a representantes da Colônia de Pescadores Z-12 aproximadamente seis mil alevinos das espécies tilápia e tambaqui para distribuição entre piscicultores familiares associados à colônia.

O peixamento foi realizado no povoado Marituba de Baixo e contou com as presenças do superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, do secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Penedo, Bili Marques, que representou o prefeito Marcius Beltrão, do vereador Derivan Thomaz, que representou a Câmara Municipal de Vereadores de Penedo, do presidente da Cooperativa de Colonização Agropecuária de Penedo (Coopenedo), Ronaldo Luiz dos Santos, de lideranças comunitárias, de pescadores artesanais, de técnicos da Codevasf e da população das comunidades de Marituba do Peixe.

Continue lendo aqui.

Fonte: Codevasf

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais