Notícias

03/12/2013

Cocos recebe obra hidroambiental

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou no dia 29 de novembro, no município de Cocos, no extremo oeste baiano, a entrega da segunda obra de recuperação hidroambiental da região do Médio São Francisco. A obra, financiada com R$831 mil advindos da cobrança pelo uso da água do Velho Chico, teve como alvo a sub-bacia do rio Itaguari e faz parte da primeira leva dos 22 projetos do Comitê em execução na bacia.

Para o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, que compareceu à solenidade no povoado de Santo Antonio, em Cocos, o trabalho do Comitê para revitalizar e recuperar as nascentes que contribuem com a bacia do Velho Chico está apenas começando. Ele afirma que os habitantes das localidades em que as intervenções são feitas devem se sentir parte desse processo e também tomar a responsabilidade de fiscalização para si: “Temos mais obras a serem concluídas aqui na região e não podemos perder de vista que esse negócio não é apenas uma obra do Comitê. Agora a responsabilidade de cuidar e também de denunciar qualquer irregularidade com as intervenções que foram feitas é de vocês. Temos que zelar sempre pelo bem maior para nossas vidas, que é a água”, disse Pereira.

As intervenções do projeto hidroambiental no rio Itaquari, que desagua no rio Carinhanha, o quinto maior afluente do velho Chico, foram em microbacias como Camaçari, Santo Antônio e Riachão. Dentre as ações da obra estão 470 barraginhas, 330 paliçadas e mais de 11 kms de cercamento. O período chuvoso na semana de entrega da obra foi propicio para os moradores e autoridades locais já perceberem os resultados das intervenções. “Para nós, é um projeto de grande importância, a gente percebe que as barraginhas já estão com água da chuva e que a quantidade de areia das estradas e voçorocas que corriam para o rio já diminuiu”, disse o representante da Câmara de Vereadores da cidade de Cocos, Silvanei Costa.

O projeto contou ainda com mobilizadores, reuniões, atividades educativas e materiais gráficos, como banner, placas e cartazes para melhor entendimento do projeto de conservação do meio ambiente. De acordo com o mobilizador Silvan Costa ,“agora a população entende claramente a função de cada intervenção e o que cada uma delas significa na vida do rio. O pessoal está tão inteirado do que são paliçadas, por exemplo, que já até ouvi gente dizendo que ia fazê-las em sua propriedade”, disse.

A Localmaq e Gama Engenharia foram as empresas responsáveis pela execução e fiscalização, respectivamente, da obra hidroambiental em Cocos. Da Localmaq estiveram presentes na solenidade de entrega o engenheiro civil Juliano Rodrigues Casa Santa, o engenheiro agrônomo e mobilizador Rafael Sá, o coordenador de obras Welington Veloso e a estagiária Raissa Balieiro. Houve ainda a presença da técnica ambiental da AGB Peixe Vivo, Solange Evangelista, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Associação Ambiental Vida Verde.

Primeira obra

A primeira obra entregue no Médio São Francisco consistiu de ações de cercamento, adequações de estradas, paliçadas e barraginhas na região do rio Grande sub-bacia do rio das Fêmeas. A solenidade aconteceu no município de São Desiderio (BA), no dia 13 de novembro. Já as três obras previstas para finalização no primeiro semestre de 2014 tem como locais os seguintes municípios baianos: Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Paratinga.

Veja notícias da solenidade de entrega da primeira obra no Medio São Francisco

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais