21/08/2018
CBHSF propõe tema-destaque na programação do XX ENCOB, em Florianópolis
Começou nesta segunda-feira, 20 de agosto, o XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – XX ENCOB, em Florianópolis. Mais de mil integrantes dos 233 comitês brasileiros prestigiaram a abertura do encontro no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, norte da ilha de Santa Catarina.
Entre as autoridades que fizeram parte da cerimônia, estiveram a coordenadora da Agência Nacional de Águas (ANA), Cristiane Dias, e o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús Júnior, além de representantes de comitês e autoridades locais. O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas aproveitou a ocasião para celebrar seus vinte anos de existência e ofereceu troféus aos seus ex-coordenadores, além do atual coordenador-geral, Hideraldo Buch.
Intitulado “O Futuro da Água – Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”, o evento terá a marcante contribuição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) nesta vigésima edição.
Uma das atividades de destaque do XX ENCOB, a mesa ‘Transparência na Gestão – Estado da Arte dos Conflitos’ que acontece na quarta, dia 22, foi proposta pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Ele próprio será o contextualizador do debate que abordará o conflito de Correntina (BA), e os desastres de Barcarena (PA) e Rio Doce (MG). “O Brasil não pode se dar ao luxo de ter um acidente ambiental de proporções planetárias a cada ano. Finalmente vamos ter espaço para dissecar estes assuntos que estão na ordem do dia”, afirmou o presidente.
Miranda defende para os ENCOBs pautas mais voltadas aos problemas do cotidiano dos comitês. “É sempre bom encontrar os comitês para discutir as temáticas que mais interessam à gestão integrada das águas. Ainda temos grandes desafios que precisam ser abordados em encontros como este”, acredita. Na opinião do presidente do CBHSF, é preciso levar estes debates também para capitais onde os comitês contam como menos estrutura, como Manaus ou Belém. “O evento sempre traz novidades, mobiliza a sociedade, coloca a questão da gestão da água na mídia. A região norte merece agora a chegada deste exemplo de gestão participativa”, defende.
A programação do XX ENCOB englobará mesas, palestras, apresentações de cases e outras atividades divididas por temáticas. Nesta segunda-feira, antes mesmo da abertura oficial, seis oficinas convidaram os participantes a refletirem sobre a gestão dos recursos hídricos. Entre os temas das oficinas, Enquadramento dos corpos de água superficiais, Planejamento e controle das águas subterrâneas, Comunicação, Pagamentos por serviços ambientais, Água e gênero e Bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas.
Confira as fotos da abertura:
Nesta terça (21), o tema é Inovação. Entre as atividades do dia, estão programadas apresentações do case sobre ‘Resultados de Economia da Água’ pelo coordenador da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança do CBHSF, Deivid Lucas de Oliveira; e do case ‘Projeto de Recuperação Hidroambiental de Bacias Hidrográficas para Produção de Água em Quantidade e Qualidade’, pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia, Júlio César Ayala Barreto.
Na quarta, estão concentrados os debates sobre a temática “Transparência”; e na quinta, “Desafios e Oportunidades”. O XX ENCOB deve reunir cerca de duas mil pessoas até a sexta, 24 de agosto, dia do encerramento.
*Texto: Ana Cláudia Araújo
*Fotos: Rodrigo Sambaqui
Compartilhe: