13/04/2015
CBHSF promove “momento de campo” em Junqueiro
A comunidade do povoado Riachão, no município alagoano de Junqueiro, teve uma manhã diferente no último sábado (11.04). A empresa GOS Florestal, responsável pelo trabalho de recuperação hidroambiental no entorno da barragem do município, promoveu um momento de campo no local da obra. Além de palestras, a comunidade também acompanhou uma explanação sobre preservação da nascente que abastece o município.
O engenheiro agrônomo Alessandro Vanini fez uma apresentação sobre as causas da erosão e a importância de observar os fatores humanos que podem evitar o problema. “É importante que todos entendam que uma nascente depende muito da água que entra no topo das montanhas, do reflorestamento e o manejo adequado, tanto na preparação do solo, quanto das pastagens e plantações”, orientou Vanini.
Ele fez uma exposição de um simulador de chuva, para que a comunidade entenda como funciona o solo adequado quando preparado para a manutenção de nascentes. O também engenheiro agrônomo Ricardo Ramalho falou sobre os detalhes dos sistemas agroflorestais (SAF), o qual consiste na harmonização das culturas, a fim de garantir a sobrevivência de plantas diversas.
O projeto de recuperação hidroambiental no entorno da barragem Junqueiro é financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A obra atende a uma indicação da Companhia de Abastecimento de Água de Alagoas (Casal) e está sendo realizada após licitação realizada pela agência delegatária do Comitê, AGB Peixe Vivo, cuja empresa vencedora foi a GOS Florestal.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: