Notícias

26/11/2013

CBHSF entrega mais uma obra no Alto São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, por meio da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, instância do CBHSF na região de Minas Gerais, realizou no último sábado (23.11), na cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, a solenidade oficial de entrega de mais uma obra de recuperação hidroambiental financiada com recursos da cobrança pelo uso da água. As intervenções aconteceram no rio Bananeiras, afluente do Velho Chico e principal provedor de água do município. 

Contando com a presença do coordenador da CCR, Márcio Tadeu Pedrosa, além de autoridades ambientais, o evento de entrega ocorreu no entorno da comunidade Buarque de Macêdo, localidade contemplada com os serviços. “Conseguimos, em um primeiro momento, alcançar o que foi pretendido no escopo do projeto: revitalizar nossos mananciais, trazer e produzir água de qualidade”, disse Pedrosa, que aproveitou para salientar a possibilidade de uma continuidade do projeto.

O agricultor Ednaldo Silva Santos, 64 anos, conhecido como ‘baiano’, revelou a importância das obras para o seu terreno. “Tenho muito problema com as enxurradas. Elas devastam tudo. Com os serviços finalizados, principalmente o de terraceamento e cercamento de nascentes, acredito que isso irá melhorar. Poderei plantar as mais diversas frutas dentro dessa área cercada da minha propriedade”, disse ele.

Serviços
Aproximadamente R$500 mil reais foram destinados pelo CBHSF na execução da obra, que cumpriu a proteção de cabeceiras, com a instalação de 7.688 metros de cercamento; o terraceamento de uma área de 21.827 metros; e a adequação de 13,5 quilômetros de estradas rurais, incluindo a construção de 135 barraginhas. Além dessas intervenções, foram desenvolvidas atividades educativas para elevar o nível de consciência ambiental de proprietários e produtores rurais. Ao todo, 15 famílias locais foram beneficiadas com as obras do CBHSF.

Obras finalizadas
Essa foi nona obra hidroambiental entregue pelo CBHSF – de um total de 22, em toda a bacia. Anteriormente, o Comitê do São Francisco já havia realizado a cerimônia nas cidades ribeirinhas de Guaraciama (MG), Buritizeiro (MG), Pirapora (MG), Morada Nova de Minas (MG), Morro do Chapéu (BA), Curaçá (BA), São Desiderio (BA) e Brejinho (PE).
Nos dias 29 (sexta-feira) e 30 (sábado) deste mês, o Comitê entrega mais duas obras, respectivamente nas cidades de Cocos (BA) e Paracatu (MG), locais onde está em processo a revitalização dos rios Itaguari (Cocos) e Ribeirão São Pedro (Paracatu).

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

 

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais