17/10/2013
CBHSF apresenta cenário do uso de recursos da cobrança
Participantes do XV Encontro Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas, em Porto Alegre (RS), trocaram experiências acerca da política de recursos hídricos, hoje (17.10), penúltimo dia do evento,que acontece desde a ultima segunda-feira em Porto Alegre. A falta de estrutura e de apoio aos Comitês de Bacias em seus estados de origem ficou evidenciada. Membro do Comitê do São Francisco, José Walter Alves fez uma apresentação sobre como se dá a cobrança pelo uso das águas do Velho Chico e como é feita a aplicação dos recursos.
“A aplicação está sendo efetiva sobretudo nos afluentes”, disse Alves. Ele citou o exemplo do projeto Rio das Pedras e Córrego Buritis, executado pelo CBH São Francisco . A área de intervenção do projeto é a sub-bacia do Rio das Pedras, no município de Guaraciama, no norte de Minas Gerais. A intervenção consistiu no cercamento de nascentes, curvas de contenção e construção de aproximadamente 380 barraginhas, dentre outras ações. O projeto, orçado em cerca de R$ 520 mil, é mais um dos 22 projetos executados e / ou em execução pelo Comitê.
Esteve presente também ao evento o presidente do CBH Jequitaí e Pacuí, Robson Rafael, que destacou os efeitos conseguidos pelo projeto em Guaraciama no que diz respeito à quantidade e qualidade das águas do rio, em benefício da população local.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: