Notícias

12/08/2014

Carranqueiros mantém viva a tradição de Pirapora/MG

As carrancas até hoje representam a cultura da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Em Pirapora, cidade ribeirinha banhada pelas águas do rio São Francisco, existe uma Associação dos Carranqueiros que mantém viva essa tradição ribeirinha.

Um pouco assustadoras ao primeiro olhar, mas observando um pouco essas esculturas logo dá para perceber os belos traços e ricos detalhes que as carrancas de Pirapora possuem, e que atraem turistas de todo o Brasil para a cidade.

Os Carranqueiros dessa associação sentem orgulho no que fazem. Dedicam-se cerca de quatro dias para confeccionar o objeto, que é vendido, em média, por duzentos reais, a depender do tipo da madeira e do tamanho da carranca.

As Carrancas são objetos importantes para nós do CBHSF e para quem vive às margens do rio. Além de beneficiar a economia do povo da bacia, elas são um pedaço da história e da cultura desses povos. Elas transmitem pelo mundo afora um pouco da singularidade do Velho Chico e, como diz a lenda, espantam os maus espíritos e ainda atraem muitos peixes.

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais