Notícias

06/05/2019

Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco realiza reunião Ordinária no município de Rio de Contas – BA


O município de Rio de Contas, cidade mais antiga da Chapada Diamantina, com suas ruas largas, floridas e ladeadas por casarões coloniais é considerado um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia, tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Foi nesse ambiente bucólico que ocorreu, entre os dias 02 e 03/05, a Reunião Ordinária da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco.


O encontro do dia 02 se deu no Teatro Municipal São Carlos, construído no século XIX, e contou com a presença, além de membros titulares e suplentes da CCR, de representantes da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Meio Ambiente de Rio de Contas, representantes da Agência Peixe Vivo e de empresas contratadas atualmente para executar projetos de requalificação junto à bacia.

Conduzindo os trabalhos do dia, o coordenador da CCR do Médio São Francisco, Ednaldo Campos, iniciou o encontro falando sobre a importância da unidade das instâncias que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF). “O CBHSF é formado pela união de nossos anseios, braços e determinação. Como disse o poeta ‘é preciso estar atento e forte’, por isso, fico muito feliz em constatar que estamos praticamente todos aqui (membros da CCR Médio São Francisco). Isso mostra o compromisso que temos com a causa do Velho Chico, o compromisso que temos com a natureza e com os povos que circundam a nossa bacia”, ponderou Ednaldo.

Dentre outros temas, constaram da ordem do dia a aprovação da ata da última reunião da CCR Médio São Francisco, discussão sobre deliberações normativas do CBHSF que dispõem sobre as CCRs e sobre o Regimento Interno do CBHSF, informes sobre o status dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e sobre a Oficina de Planejamento do CBHSF 2019/2020, apresentação do andamento do Projeto Diagnóstico da Lagoa de Itaparica pela empresa CONSOMINAS e apresentação do desenvolvimento do Termo de Referência (TDR) para os Projetos de Requalificação Ambiental da CCR Médio, pela empresa SANEAMB.


Veja as fotos da reunião: 


Também durante a reunião o representante da Associação dos Quilombos da Lagoa de Piranhas, Cláudio Pereira, realizou uma apresentação sobre a atual situação da Lagoa das Piranhas, no município de Bom Jesus da Lapa, contextualizando as dificuldades dos ribeirinhos e denunciando o assoreamento e uso insustentável dos recursos que compõem a lagoa. “Nesse momento eu venho, em nome de todos que necessitam da lagoa para sobreviver, solicitar a ajuda de quem pode realmente intervir com o cuidado e responsabilidade ambiental necessários para mudar o nosso atual quadro. Por isso estou aqui para demandar ao CBHSF”, explicou Cláudio. A plenária acatou o pedido de ajuda e a CCR Médio São Francisco tratará de encaminhar a solicitação ao CBHSF.

Ao fim do primeiro dia ainda ocorreu a indicação do Sr. Roberto Rivelino para compor a Câmara Técnica de Articulação Institucional – CTAI, representando a CCR Médio São Francisco, falas de agradecimento aos anfitriões e parceiros presentes e em uníssono, uma cobrança da CCR aos órgãos governamentais por um maior envolvimento e compromisso com os Comitês.

O segundo dia do encontro foi marcado pela visita à Fazenda Cerrados da Diamantina, uma das propriedades que compõe a Cooperativa de Produção dos Gerais de Rio de Contas e Érico Cardoso – CHAPASUL, e que tem como diferencial o plantio de oliveiras. Christophe Chinchilla, presidente da cooperativa e anfitrião da visita, explicou que a iniciativa com cara de improvável sucesso teve início há mais de 10 anos com o plantio de três hectares de forma experimental. Nos últimos dez anos, algumas plantas morreram outras chegaram a dar alguns frutos e no ano passado realizaram a primeira “grande” colheita de azeitonas.

Segundo Christophe, o que diferencia Rio de Contas é o seu microclima: “Em algumas partes o clima lembra muito as regiões do sul da França. É como se estivéssemos em um terrário com seu próprio microclima existindo de forma amplamente sustentável. Rio de Contas é o mediterrâneo dentro da Chapada Diamantina”.


Veja as fotos da visita:


 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Higor Soares
*Foto: Higor Soares/Marcos Rogério

Compartilhe:

Outras notícias

04/07/2019

CBHSF entrega projeto final do Rio Curituba em Sergipe

O projeto de recuperação hidroambiental na bacia do Rio Curituba, no município de Canindé, em Sergipe, foi entregue nesta quarta-feira ...

Leia mais

03/07/2019

Campanha Vire Carranca em Juazeiro. Assista ao vídeo e confira o que aconteceu por lá

Conhecida como Terra das Carrancas, Juazeiro situa-se no sertão da região nordeste do Brasil e faz vizinhança com o município ...

Leia mais