16/05/2019
ADASA apresenta avanços no Sistema de Medição de Vazão
Depois das apresentações dos técnicos da ANA, foi a vez de Gustavo Carneiro, superintendente de Recursos Hídricos da ADASA, apresentar os avanços da Agência na busca por uma medição eficiente do uso da água. O Sistema de Medição de Vazão tem como objetivo monitorar o consumo de água e a ADASA tem trabalhado para inserir mais tecnologia e, assim, garantir mais robustez na coleta dos dados.
O superintendente relata que no início da política de gestão de recursos hídricos houve muita resistência por parte do usuário sobre o monitoramento do consumo por medo de excesso de vigilância. “Houve um amadurecimento ao longo do tempo e hoje se tem claro que a água é um bem de domínio público e cabe ao homem fazer a melhor gestão do uso da água. Então, hoje já há uma aceitação melhor sobre esse monitoramento para que haja melhor uso e melhor disponibilidade dos recursos”, afirmou.
Gustavo apresentou a reestruturação da ADASA e a resolução que previa que todo outorgado deveria implantar um sistema de medição de vazão do seu ponto de captação. Na prática, explica o técnico, isso ainda fica muito restrito ao papel porque os outorgados têm dificuldade quanto a melhor forma de fazer essa medição e também o órgão tem dificuldades de compilar os tipos de dados que chegam dos outorgados. “Queremos que isso seja aplicado sem onerar excessivamente o usuário e que, ao mesmo tempo, seja tecnicamente inviável”, explica. A ideia é que seja instalado um equipamento de baixo custo e que os usuários consigam enviar facilmente os dados para o gestor.
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Flávia Azevedo
*Fotos: Ricardo Botelho
Compartilhe: