13/05/2013
Oficina de Usos Múltiplos gera recomendações à Chesf
Participantes da segunda Oficina de Usos Múltiplos das Águas do Rio São Francisco, realizada na Casa da Aposentadoria, em Penedo (AL), nos dias 9 e 10 de maio, fizeram recomendações para facilitar a interlocução entre os moradores das proximidades do Velho Chico e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf. Uma das sugestões é que seja implantado um escritório da hidrelétrica no Baixo São Francisco.
“Precisamos que a Chesf dialogue mais com o Baixo”, disse o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Carlos Eduardo Junior, durante o evento, que integra a serie de três oficinas programadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF” para se discutir sobre os diversos usos das água do Velho Chico.
De acordo com o coordenador, a criação de um escritório regional da Chesf, no baixo São Francisco, vai aproximar a população que vive nas margens do rio e possibilitar um encurtamento na burocracia para acionar algum representante da hidrelétrica a respeito de informações sobre as vazões e os impactos ambientais no Velho Chico.
Além disso, há mais duas recomendações: 1) disponibilização de uma linha telefônica gratuita por parte da Chesf para que se possa acionar a hidrelétrica a qualquer momento e sem custos com telefone ou transporte 2) informação por parte da hidrelétrica, em tempo real, da situação das vazões de Xingó (SE) e Sobradinho (BA).
Para o secretário do CBHSF, José Maciel Oliveira, “é importante que, ao final de todas as oficinas, saia uma deliberação negociada entre todas as partes ( Comitê e Chesf, nesse caso) para garantia de cumprimento das decisões que forem acordadas. “Temos que deliberar!”, disse.
As atividades da oficina estão são conduzidas pelos moderadores e mobilizadores Rosana Garjulli e Francisco Carlos Bezerra, com a colaboração do especialista em Hidrologia Pedro Molina. A equipe atuará, ainda, na próxima oficina a ser promovidas pelo CBHSF em Juazeiro (BA), nos dias 21 e 22 de maio.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: