22/03/2019
CTIL finaliza proposta de alteração no regimento interno em segundo dia de reunião
No segundo dia da reunião ordinária, os membros da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), discutiram e analisaram as sugestões de alterações do regimento interno do CBHSF e finalizaram uma proposta. A reunião aconteceu na sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (22 de março).
As sugestões de alterações enviadas pelas Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) e que podem ser inseridas no regimento interno do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foram analisadas pela CTIL e será aprovado pelo Plenário do CBHSF, na próxima reunião Plenária, que será realizada nos dias 16 e 17 de maio, em Brasília (DF). Atualmente, o Comitê é regido por um regimento interno aprovado em 2007, mas carente de uma atualização no que diz respeito às competências; finalidades; composição; estrutura organizacional e atribuições de membros, órgãos e dirigentes do CBHSF.
“À medida que ajustamos o regimento, fica mais fácil analisar as deliberações que são construídas com base nas disposições que estão previstas no regimento interno. Por meio de um esforço conjunto avançamos nessa questão que dará ainda mais transparência às ações do CBHSF”, explica Roberto Farias, coordenador da CTIL.
Encerrando as atividades da CTIL, os membros discutiram e analisaram a proposta da deliberação que dispõe sobre o Código de Ética e conduta do CBHSF. A ética tem como objetivo a disciplina moral e os costumes das pessoas, sendo essa a base do exercício das funções, tendo como núcleo prático tanto a conduta no meio de trabalho quanto no âmbito pessoal.
“Diante da necessidade de criar diretrizes adequadas para que os integrantes da estrutura organizacional do CBHSF possam desempenhar com excelência suas funções dentro da finalidade, competência e atribuições estabelecidas no regimento interno criamos esse documento que determina algumas regras fundamentais. Com isso, padronizamos a postura e conduta dos integrantes do CBHSF com base em uma mínima conduta ética”, esclarece o membro da CTIL, João Bastos, que é relator da DN do código de ética e conduta do CBHSF.
Veja as fotos da reunião:
A deliberação que dispõe sobre o Código de Ética e Conduta será encaminhada à Diretoria Colegiada do CBHSF para aprovação.
Participaram da reunião da CTIL o coordenador da Câmara, Roberto Farias; Deivid Lucas de Oliveira, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg); Douglas Falcão Wanderley, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf); João Bastos Neto, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/BA); Marcelo Ribeiro, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Diamantina; Gildo Cravo Batinga Neto, da OAB/SE; Frederico Luciano Santos, da Associação de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES/MG); Maria do Socorro Mendes Almeida Carvalho, da Associação Comunitária Estiva II; Cláudio Ademar da Silva, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); Moisés Menezes dos Santos, da Associação dos Condutores de Visitantes de Morro do Chapéu e Wellington de Santana, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
A próxima reunião da CTIL será realizada no dia 07 de maio, em Salvador (BA).
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Foto: Luiza Baggio
Compartilhe: