16/05/2012
Membros do CBHSF participam de oficina de comunicação
Teve início o programa de comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF. No último dia 9, em Belo Horizonte, a empresa contratada, CDLJ Publicidade, promoveu a primeira Oficina de Comunicação Participativa, que abordou os mecanismos estratégicos de divulgação das ações do CBHSF.
Entre os membros do comitê, estavam presentes o presidente, Geraldo José dos Santos, o secretário Maciel Oliveira e os coordenadores das Câmaras Consultivas do Alto, Delvane Fernandes; Médio, Cláudio Pereira;SubMédio, Antônio Valadares, o Totonho, e Baixo São Francisco, Carlos Eduardo Ribeiro Junior.
A AGB Peixe Vivo também esteve representada pela diretora de Integração, Ana Cristina da Silveira, e pela diretora de Finanças, Berenice Coutinho. A mediação do evento foi de Francisco Bezerra.
O programa de comunicação tem como objetivo tornar o comitê conhecido e reconhecido nas esferas local, regional e nacional, e principalmente junto à população da bacia, que hoje representa aproximadamente 19 milhões de brasileiros.
Apresentada pela coordenadora do programa, Malu Follador, a oficina proporcionou aos participantes uma interação bastante positiva e a familiarização com os diversos meios de transmissão e difusão de conteúdos que serão utilizados para fortalecer a imagem do Comitê e da bacia. A coordenadora reiterou a importância de uma comunicação eficiente para o desenvolvimento do CBHSF e pediu a cooperação e confiança de todos para o trabalho que se inicia.
Pela parte da manhã foi feita a apresentação geral do programa, abordando as funções e formas da comunicação do comitê com o público. Entre essas formas estão programas de rádio, assessoria de imprensa, eventos socioculturais e ambientais no território da bacia, o site institucional, mídias sociais, boletins eletrônicos, além do jornal e da revista próprios, tudo isso visando uma comunicação constante e permanente entre o comitê e seus públicos.
O evento contou com a participação dos integrantes da equipe de comunicação que estarão à frente da divulgação, o que possibilitou a interação de todos com o colegiado.
Pela parte da tarde houve uma dinâmica em grupo entre os membros do comitê, que expuseram suas opiniões a respeito das seguintes questões: para quem comunicar e como comunicar. A partir desses questionamentos, a equipe de comunicação conseguiu mapear as sugestões dos membros do Comitê sobre os públicos que deverão ser atingidos na veiculação de informações sobre o CBHSF e sobre a bacia.
Em outro momento importante do evento, a nova marca CBHSF foi escolhida entre os membros do comitê, que apresentaram sugestões e decidiram em votação sobre a melhor proposta. Sendo assim, em breve a nova marca institucional estará sendo divulgada junto aos públicos interno e externo.
A primeira oficina de comunicação foi uma oportunidade para que os membros do comitê pudessem entender todo o processo de planejamento concebido para “o comunicar” do CBHSF. Ao final, os participantes validaram o programa de comunicação e manifestaram confiança na equipe: “Da nossa parte, estamos tranquilos. A equipe foi muito bem escolhida”, afirmou o presidente do comitê, Geraldo José dos Santos.
Também o secretário do CBHSF, Maciel Oliveira,externou a sua satisfação: “Estou extremamente feliz com essa oficina de comunicação”, declarou.
O próximo passo é concluir a implantação do novo site do CBHSF, que em breve estará acessível na Internet, com notícias atualizadas e diárias, produzidas pela equipe de comunicação a partir das informações fornecidas pelos membros do Comitê.
Outras quatro oficinas serão realizadas no mesmo molde da primeira nas Câmaras Consultivas do Alto, Médio, SubMédio e Baixo São Francisco, em datas a serem divulgadas.
Compartilhe: