25/06/2018
Bacia do São Francisco tem uma semana praticamente sem chuvas
O registro de chuvas na bacia hidrográfica do Rio São Francisco é de praticamente zero nos últimos sete dias. Foi o que atestou a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na manhã desta segunda-feira (25), durante reunião promovida em Brasília (DF) pela Agência Nacional de Águas (ANA) e transmitida por videoconferência para os estados da bacia. Para os próximos sete dias, a previsão continua a mesma.
Ainda de acordo com o Cemaden, o monitoramento feito no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, apontou uma precipitação de apenas 3 milímetros (mm), quando a média história é de, pelo menos, 14mm. A reunião também contou com a participação da equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o qual apontou para a necessidade de manter a defluência atualmente praticada nos reservatórios, ou seja, de 225 metros cúbicos por segundo (m³/s) em Três Marias; 700m³/s em Sobradinho, na Bahia, e 608m³/s em Xingó, em Alagoas.
Segundo informações da equipe do ONS, a estimativa de armazenamento no dia 1º de julho no reservatório de Três Marias é de 46,3% de seu volume útil; 34,4% em Sobradinho; e de 21,3% em Itaparica.
No final da reunião, foi confirmado que os encontros virtuais serão realizados quinzenalmente a partir de julho. Com isso, o próximo encontro está marcado para o dia 9 do próximo mês. Conduzida pelo superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, a reunião conta com a participação de diversos órgãos ligados às questões do chamado rio da integração nacional, a exemplo dos governos estaduais, representantes dos perímetros irrigados instalados na bacia hidrográfica, Marinha, Ministério Público Federal (MPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), além do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e sua agência delegatária, Agência Peixe Vivo.
*Texto: Delane Barros
Compartilhe: