22/03/2018
Aquíferos Urucuia e Cárstico foram temas do Fala Chico
Após o debate sobre águas subterrâneas, Paulão embalou o estande do CBHSF com sua voz e violão
O Fala Chico de hoje (22) contou com a participação da especialista em Recursos Hídricos Márcia Gaspar, que apresentou os “Estudos sobre os Aquíferos Urucuia e Carsrtico”, elaborado pela Agência Nacional de Águas. O debate foi conduzido pelo representante do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, professor Abelardo Monteiro.
Publicado em 2017, o trabalho tem como foco a ampliação do conhecimento do Aquífero Urucuia no uso racional das águas e no uso e ocupação da terra. Segundo Márcia, “as águas subterrâneas são responsáveis pelo suprimento hídrico dos nossos rios e pela perenização de nossas águas. Os aquíferos Urucuia e Carstico têm, particularmente para o Rio São Francisco, um importante papel de suprimento de água”.
Assista ao Programa Fala Chico
Em sua apresentação, Márcia destacou que para alcançar o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental integrada da bacia do rio São Francisco, “é necessário o conhecimento hidrogeológico adequado e o monitoramento permanente e sistemático de seus mananciais superficiais e subterrâneos, possibilitando gerar informações importantes para o uso adequado das águas, evitando a superexploração dos recursos hídricos, o que resultaria em impactos negativos nas vazões de base dos rios, principalmente nos períodos críticos”. O estudo está disponível no site da Agência Nacional de Águas.
Veja as fotos:
Veja a apresentação:
Happy Hour
Logo após a apresentação da Dra. Márcia Gaspar, o Fala Chico recebeu o cantor e compositor Paulo Araújo, o Paulão, para um bate-papo mediado pelo vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira. Poeta, militante das causas sociais em defesa do São Francisco, à frente do grupo musical Morão di Privintina, Paulo Araújo desponta nacionalmente em canções de grande agudeza poética. Nascido em Bom Jesus da Lapa, no sertão baiano, vivenciou, desde menino, as ricas tradições culturais do Médio São Francisco e o fervor religioso da população local e dos romeiros, que, todo ano, chegam aos milhares para visitar o santuário local. Levou estas referências para a sua obra musical, que inclui canções como Nobre Barranqueiro, Cama de Quiabento e I-Margem. Esta última, uma canção de feitio romântico e um manifesto em defesa da natureza, foi selecionada para compor a trilha sonora épica da novela Velho Chico, da Rede Globo.