18/09/2017
Dois dedos de prosa com Honey Gama Oliveira
A Câmara Consultiva Regional (CCR) Baixo São Francisco conta, há mais de um ano, com a gestão do advogado Honey Gama Oliveira, que milita na área cível, ambiental, previdenciária e trabalhista. Juntamente com sua equipe, realizou a caravana de saneamento nos estados de Sergipe e Alagoas, bem como a implantação do Projeto de Recuperação Hidroambiental da Sub-Bacia do Rio Curituba, em Canindé de São Francisco (SE), vencedor no Prêmio CNMP, promovido pelo Ministério Público Federal.
Quais os desafios na atual gestão?
Os desafios são muitos, dentre eles realizar reuniões itinerantes atingindo um grande público, sensibilizar os proprietários rurais e usuários de água quanto à importância da recuperação das nascentes, realizar seminários de divulgação do plano da bacia, buscar parceiros para a revitalização dos rios da Bacia do Rio São Francisco, divulgar campanhas relacionadas ao desperdício de água, dentre outros.
Passado e futuro: quais os avanços que a CCR já conquistou?
Encontrei a câmara com várias demandas, algumas finalizadas e outras em andamento. Dando continuidade ao bom trabalho do gestor anterior, eu busco realizar todas as metas e ações traçadas pelos membros da CCR. Hoje estamos sediados no estado de Sergipe e temos uma equipe de gestão e operacional bastante proativa.
Quais as ações mais importantes que a CCR já desenvolveu?
A implantação do projeto pioneiro na sub-bacia do Rio Curituba, em Canindé de São Francisco, realizada em parceria com órgãos federais, estaduais, municipais, ONGs, Ministério Público Federal e Ministério Público de Sergipe, que, inclusive foi vencedor do prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A realização da caravana de saneamento nos estados de Sergipe e Alagoas, atingindo diversos públicos, resultou na divulgação desta Câmara e das ações e do plano do CBHSF. Participamos de diversos seminários e encontros em Sergipe e Alagoas, de audiências públicas do IBAMA, e apoiamos o Festival de Cinema de Penedo (AL).
Como você avalia a vitória na 5ª edição do Prêmio CNMP, promovido pelo MPF, que reconheceu a importância do Projeto de Recuperação Hidroambiental da Sub-Bacia do Rio Curituba, em Canindé de São Francisco (SE)?
O projeto do rio Curituba é piloto no semiárido. A premiação é a prova de que as ações do CBHSF estão sendo bem realizadas e que o valor da cobrança do uso da água está tendo uma excelente destinação. Tem como objetivo propagar e dar visibilidade ao projeto em esfera nacional, transmitindo a todos a importância e o reconhecimento das parcerias, destacando o Ministério Público Estadual de Sergipe.
Que recado você deixa para todos aqueles que estão na luta pela preservação ambiental e pelo consumo sustentável dos recursos hídricos?
A persistência na luta é essencial para a preservação do rio e dos recursos hídricos, embora, por vezes, os resultados não sejam imediatos. Eles surgem por meio da união e do trabalho constante dos membros do comitê, portanto é de extrema importância cada papel desempenhado.
Por Vítor Luz
Foto: Edson Oliveira
Compartilhe: