10/12/2015
Luiz Dourado atribui problemas do São Francisco à ação humana
A crise hídrica que atinge fortemente a bacia do Rio São Francisco foi o tema da entrevista concedida pelo membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Luiz Dourado, à Rádio Tudo FM, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (10.12). Na conversa com o radialista Almir Santana, Dourado atribuiu às ações antrópicas, isto é, às interferências humanas, os problemas do Velho Chico.
Para ele, as ações humanas são diretamente responsáveis pela baixa disponibilidade hídrica. “Mas também há o que chamo de seca de gestão. Aqui mesmo em Salvador, a população é abastecida pelo aquífero São Sebastião, que está comprometido pelo uso industrial. Existe, hoje, o favorecimento dos grandes empreendimentos, o que causa um grave problema para o São Francisco”, afirmou Dourado na entrevista.
Questionado pelo radialista âncora do programa Acorda pra Vida sobre a tragédia de Mariana (MG), com o rompimento de uma barragem, Luiz Dourado disse que há situação com risco semelhante em Jacobina (BA). Segundo ele, o município possui uma barragem que, em caso de um tremor de terra ou diante de uma chuva muito forte e duradoura, poderá romper e causar a morte de milhares de pessoas. “A tragédia de Mariana é um alerta para todas as outras cidades que possuam barragens semelhantes à do município mineiro”, concluiu Dourado.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: