27/08/2015
CBHSF entrega plano de saneamento de Ilha das Flores
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) entregou, na manhã desta quarta-feira (26.08), o plano municipal de saneamento básico do município de Ilha das Flores (SE), localizado na região do Baixo São Francisco. A solenidade, realizada na Câmara Municipal, reuniu o prefeito Cristiano Beltrão, o secretário-executivo do Comitê, Maciel Oliveira, além de vereadores e secretários municipais.
Durante a solenidade, Maciel Oliveira destacou a importância do documento entregue ao chefe do Executivo municipal, que beneficia diretamente a população local. “Investir em saneamento básico é investir em melhoria da qualidade de vida da população. E, nesse caso, também representa uma ação para preservação do rio São Francisco porque evita o lançamento de esgotos e outros efluentes sem tratamento nas águas”, destacou o secretário do Comitê.
Ainda na Câmara Municipal, Oliveira explicou que o Comitê investe na própria bacia hidrográfica os recursos arrecadados através do pagamento pelo uso da água do rio. Ele ressaltou o desejo do colegiado em ampliar ações desse tipo no âmbito de toda a bacia hidrográfica do Velho Chico. E lembrou de outras atividades em execução, a exemplo do trabalho de preservação de nascentes na bacia.
Recentemente, o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, enviou ofício a diversos órgãos estaduais e federais, reforçando a importância de implantar os planos de saneamento financiados pelo colegiado. Para ele, o documento é a porta de entrada para que os gestores possam buscar os recursos públicos suficientes para materializar o trabalho iniciado pelo CBHSF.
O prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão, demostrou sua satisfação em ver o município contemplado com o financiamento para a elaboração do plano de saneamento básico. “A cidade de Ilha das Flores está crescendo e se desenvolvendo. São ações como esta que mostram compromisso da nossa administração com a população”, resumiu.
Ilha das Flores fica distante cerca de 135 quilômetros da capital, Aracaju. O município que tem população estimada em pouco mais de 8.500 habitantes, é considerado o mais pobre da região Norte do Estado, mas apontado como o maior produtor de arroz de Sergipe.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Compartilhe: